FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Segundo Luckesi (1991), as diferentes tendências teóricas sobre as quais a pedagogia se apoia, revelam, na prática do cotidiano escolar, características que se referem não só às metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem do aluno, como também, a visão de homem, escola e sociedade inerentes a esse processo. A respeito das tendências transformadora, reprodutivista e redentora, analise os itens a seguir.

 

I Segundo a tendência transformadora, a educação tem poderes quase absolutos sobre a sociedade. Nessa perspectiva, a educação é, por si só, autossuficiente e capaz de promover as transformações sociais necessárias.

II Segundo a tendência reprodutivista, a escola desempenha a função de ensinar o "saber fazer" e o "saber comportar-se". Nessa perspectiva, não há o compromisso com a reflexão crítica.

III Segundo a tendência redentora, a educação é o instrumento de transformação da sociedade. Nessa perspectiva, propõe-se a formação de um sujeito capaz de construir sua própria história e transformar a sociedade

 

Está CORRETO o que se afirma em: 


I e II.


III, somente.


I e III.


I, somente.


II, somente.

Leia, com atenção, as asserções a seguir.

 

A intersubjetividade presente nas relações de ensino está calcada sobre elementos psicológicos que determinam o alcance não só do saber, mas da relação que se constitui, cotidianamente, entre os sujeitos.

PORQUE

Através da afetividade e do desejo o professor contribui com a formação das representações sociais e com a construção da identidade moral dos alunos.

 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.


As duas asserções são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Dentre toda a imensa variedade de seres da teia da vida, somos a única espécie que, ao invés de transformar -se fisicamente para adaptar- se ao mundo natural, começou a transformá-lo de maneira intencional, para adaptá-lo a nós. Castores fazem diques na água. Formigas constroem cidades debaixo da terra e abelhas realizam, há muitos milhões de anos, verdadeiros prodígios de arquitetura. Mas, em todos estes animais e em outros, o “fazer” não é um “criar”. Ele é uma extensão instintiva das leis de comportamento da espécie impressas no corpo de cada ser dela. Quando os primeiros seres de quem descendemos viviam a esmo, na beira dos riachos, já os pássaros eram construtores de sábios ninhos. Mas hoje os seus seguidores fazem, da mesma maneira, os mesmos ninhos. Nós inventamos sobre todos os quadrantes da Terra uma variedade enorme de habitações e ensaiamos no espaço sem ar e sem gravidade as primeiras moradias fora da Terra.

 

(BRANDÃO; ABREU-BERNARDES. Redes e teias do saber: educação, cultura e sociedade. In: ALMEIDA, Francis Silva de. et al. Fundamentos da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009, p. 179)

 

Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir.

 

O ser humano é a única espécie que transforma o mundo de maneira intencional, e a essa transformação dá-se o nome de cultura.

PORQUE

A cultura representa o processo do trabalho e os produtos do trabalho, na transformação da natureza dada em um mundo intencionalmente criado.

 

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.


A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições falsas.


As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Não se pode confundir Educação e Pedagogia. Enquanto a pedagogia surge na França do século XV como substantivo que designa um conjunto de atividades didático-educativas de intervenções e de sentido instrutivo, a Educação possui em sua natureza dinâmica o caráter da práxis, pois representa a concretização da ciência pedagógica no fato educativo.

 

Sobre a diferença entre a Educação e a Pedagogia, julgue os itens abaixo.

 

I A Educação possui um aspecto prático e, por isso, diz respeito ao conjunto das normas, regras, procedimentos e leis que regulamentam o sistema educacional.

II A Pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.

III A educação é um processo autossuficiente, com fins específicos e representa um conjunto de saberes que determinam os procedimentos pedagógicos.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e III.


II e III.


II, somente.


I, somente.


III, somente.

O surgimento da Filosofia, datado do séc. VII/VI a. C., marca a passagem do saber mítico para o saber racional. Não se trata, entretanto, de um rompimento radical de uma forma de saber pela outra, mas da criação de uma nova postura intelectual. Sobre o saber filosófico, assinale a alternativa CORRETA. 


É um conhecimento acumulado historicamente e ensinado pelos sábios, por tradição oral, com o objetivo a formar ética, moral e religiosamente os membros de uma determinada comunidade.


É um conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e das causas das ações humanas e do próprio pensamento.


É um conhecimento impregnado de misticismo e religiosidade, voltado para explicar a origem do Universo, dos deuses e dos homens, bem como os fenômenos físicos e humanos.


É um conhecimento cético no qual a dúvida prevalece sobre a busca da verdade e os valores éticos e morais são relativizados de acordo com as representações sociais e culturais da comunidade.


É um conhecimento baseado nas narrativas mitológicas e sua função é explicar, através de histórias e fábulas, os fenômenos físicos e humanos.

As questões que circunstanciam e caracterizam a dimensão histórica do homem destacam ao menos duas importantes perspectivas filosóficas: de um lado, a morte determina o horizonte-limite da experiência humana, e, por conseguinte, o meio pelo qual se faz possível compreender a relação do homem com o mundo em suas diferentes formas; de outro, toma forma a questão da natalidade, ou seja, do nascimento, da vinda de seres humanos novos para um mundo mais velho, pois, ao nascer, o homem se faz estrangeiro num mundo que já existe como estado de coisas já fixada.

 

Sobre a questão da natalidade como elemento reflexivo da dimensão histórica do homem, julgue os itens a seguir.

 

I A natalidade isola o homem das relações com a história e a cultura, reforçando a compreensão de que o distanciamento social é a principal condição de sua humanidade.

II A natalidade se relaciona com todas as atividades que o homem exerce, sendo, contudo, especialmente relevante para a ação e, assim, para a política.

III A natalidade designa um processo que, atravessado pela relação educação, trabalho e cultura, permite ao homem revelar-se como singularidade no mundo que compartilha com os outros.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II e III.


I e II.


II, somente.


I, somente.


III, somente.

Segundo Bock (2000, p. 170), “[...] as modificações hereditárias não determinam o desenvolvimento sócio histórico do homem e da humanidade: dão-lhe sustentação. As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata do homem é a aptidão para a formação de outras aptidões”.

 

Partindo das afirmações acima, julgue as afirmativas a seguir, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

 

(   ) O homem traz consigo um conjunto de traços herdados lhe garantem a construção de uma identidade individual e de integração com a sociedade.

(   ) O que a natureza dá ao homem não basta para lhe garantir a vida em sociedade. Ele precisará adequar-se ao meio por um processo de humanização.

(   ) O homem é um ser biológico e social, com características herdades e adquiridas, com aspectos individuais e sociais, com elementos da natureza e da cultura.

(   ) O homem é um ser sócio histórico e, por isso, as suas características hereditárias em nada influenciam na construção de seus traços psíquicos e aptidões.

(   ) Ao adquirir várias aptidões e apropriando-se do conhecimento produzido em sociedade, o homem garante sua sobrevivência buscando o bem-estar individual e coletivo.

 

Assinale a sequência CORRETA.


V, F, F, V, F.


F, V, V, F, V.
 


F, V, F, F, V.


V, V, F, F, V.


F, F, V, V, F.

Leia, com atenção, o fragmento a seguir.

 

Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante.

 

(BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9)

 

Tendo em conta as reflexões realizadas acerca do papel do professor na transição de paradigmas na educação, é CORRETO afirmar que o texto acima propõe uma nova dimensão educativa, pois


articula, na figura do professor profissional, o centro de toda a ação pedagógica.


busca uma educação escolar de excelência, preocupada em atender a um público-alvo específico.


abre possibilidades para que a educação formal aconteça em ambientes não formais, aumentando o número de vagas disponíveis na escola.


propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.


tira da escola o peso da responsabilidade da educação, ao dividi-la com outros setores sociais.

De acordo com o paradigma educacional emergente, inovar e atuar pedagogicamente a partir de novas bases implica uma profunda mudança de mentalidade, o que é difícil, especialmente para aqueles que atuam na área educacional. Se acreditarmos que é o indivíduo que constrói o conhecimento a partir de situações concretas vivenciadas, o professor, para assimilar os novos conhecimentos implícitos na nova abordagem, requer tempo para poder comparar, estabelecer conexões, compreender diferenças e integrar conhecimentos. É um tempo para assimilação e para acomodação de novas teorias em suas estruturas cognitivas/emocionais e para a emergência de novas práticas consoantes com estas novas teorias.

 

A partir do texto, considere as asserções as seguir.

 

O paradigma emergente propõe  abandonar uma abordagem pedagógica tradicional que enfatiza a transmissão, a linguagem, a cópia da cópia, onde conteúdos e informações são passados diretamente do professor para o aluno, mediante um processo reprodutivo.

PORQUE

A compreensão do que seja ensinar e aprender na escola do presente ressalta a importância de uma situação educacional que enfatize a construção realizada pelo indivíduo por meio de uma pedagogia ativa, criativa, dinâmica, encorajadora, apoiada na descoberta, na investigação e no diálogo.

 

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.


As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições falsas.


A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

A interação face a face entre indivíduos particulares desempenha um papel fundamental na construção do ser humano: é através da relação interpessoal concreta com outros homens que o indivíduo vai chegar a interiorizar as formas culturalmente estabelecidas de funcionamento psicológico. Portanto, a interação social, seja diretamente com outros membros da cultura, seja através dos diversos elementos do ambiente culturamente estruturado, fornece a matéria prima para o desenvolvimento psicológico do indivíduo.

 

(OLIVEIRA, M. K. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4.ed. São Paulo: Scipione, 1997. p. 38)

 

Ao recordar a dimensão social do desenvolvimento psicológico, o texto ressalta:


o valor da ação humana como derivação abstrata.


o sentido da existência individual em detrimento da coletividade.


o sentido cultural, político e coletivo da existência humana.


o valor da ação humana como derivação empírica.


a separação dos valores culturais do mundo político e social.